Notícia

Profissionais de Educação Física pedem a inclusão da categoria na Saúde do Estado.


Foto: CREF9/PR

-

O Secretário de Estado da Saúde Beto Preto, recebeu ontem representantes do Conselho Regional de Educação Fisica e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O motivo da visita, foi o pedido da categoria para que os Profissionais de Educação Física do Paraná sejam inseridos no quadro de funcionários da Saúde.
 
Para a inclusão no quadro funcional é necessária a alteração na Lei Estadual 18.136/2014, que instituiu o Quadro Próprio dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (QPSS). Se aprovada a alteração, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), eles poderão atuar em Hospitais regionais e Universitários geridos pelo Estado do Paraná. Atualmente, a especialidade não está contemplada nos editais.

O Paraná tem hoje mais de 55 cursos de Bacharelado em Educação Física e o com mais de 35 mil profissionais registrados atuando nas mais diversas áreas.

Desde 2001 a classe conta com um órgão regulador de atuação exclusiva, o Conselho Regional de Educação Física – 9ª Região (CREF9/PR)

PROFISSÃO – A realidade da Educação Física Hospitalar só se tornou possível em 2020, quando foi aprovada a Resolução nº 391, CONFEF que reconheceu e legalizou a atuação de profissionais da educação física em ambientes hospitalares. A decisão reafirmou o ramo como essencial na promoção da saúde e viabilizadora do bem-estar físico, mental e social da população. Além de planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.
 
-
 
Um agradecimento à Deputada Estadual do Paraná Marcia Huçulak (@marcia.huculak) por todo apoio e principalmente por acolher o pedido do CREF9/PR para realização desta reunião.
 
 

Na foto:

Representantes CREF9/PR, Assessor Jurídico Diogo Almeida, Conselheiros Moacir Ávila de Matos,  Erivelton Laat e Presidente Gustavo Brandão e Diretor Adjunto do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde Da UEPG Gonçalo Cassins Moreira do Carmo acompanhados do Secretário de Estado da Saúde Beto Preto e Deputada Estadual do Paraná Marcia Huçulak.