Notícia

Presidente do CREF9/PR reafirma gestão voltada para os Profissionais de Educação Física


Foto: Por Paulo Pinto / Global Sports

O outro palestrante do primeiro dia do ciclo comemorativo foi o influencer Aurélio Alfieri, que falou sobre aplicações da Inteligência Artificial na profissão.

 

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro, mas o CREF9/PR programou palestras em todas as tardes de sábado deste mês para lembrar a importância da data. A primeira sessão, realizada na sede da instituição em Curitiba, com transmissão online pelo YouTube, foi aberta por Gustavo Chaves Brandão, presidente do CREF9/PR, que relatou as principais atividades desenvolvidas pela sua gestão, que completou 20 meses.

Brandão anunciou que pretende realizar outros eventos semelhantes, sempre online, durante todo o ano, como forma de capacitação dos profissionais. “É o profissional que move e mantém o conselho; então, nada mais justo do que fazermos todas as ações voltadas para ele”, afirmou, citando como exemplo a criação de unidades móveis que percorrem todo o Estado.

O programa de capacitação técnica iniciado na gestão atual já chegou a 23 cidades, beneficiando cerca de 3 mil profissionais. Ao replicar esse programa de forma online será possível alcançar todas as regiões do Paraná. “Seja na prática seja na teoria, é importante que o Profissionais de Educação Física estejam cada vez mais capacitados”, sublinhou Brandão.

O dirigente observou que não é possível manter uma unidade do CREF9/PR em cada uma das 399 cidades paranaenses, mas prometeu que até o fim deste ano todas elas serão visitadas e atendidas pelo escritório móvel, que já percorreu mais de 217 municípios.

Outra medida para facilitar ainda mais a vida do profissional destacada por Brandão foi o aplicativo contendo a cédula digital, pode ser usada como um documento de identificação oficial nas situações em que ele seja exigido. Além da cédula, o profissional encontra informações, links dos eventos e inscrições, entre outros recursos. A próxima etapa é digitalizar totalmente o registro, para que os profissionais façam tudo via internet. Ainda no mundo digital, o conselho paranaense criou um canal de relacionamento no Instagram, no qual acumula 11 mil seguidores.

Outra facilidade concedida aos inscritos no CREF9/PR é a possibilidade de parcelar o pagamento da anuidade em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Além disso, concede desconto no limite máximo estabelecido pelo CONFEF, que é de 55% do valor da anuidade. Para as academias o desconto é de 70%

Segundo Brandão, o CREF9/PR abriga hoje 42 mil profissionais registrados, dos quais 30 mil ativos, e 3.500 pessoas jurídicas ativas (academias). “Estamos avançando, fazendo o que temos de fazer”, concluiu. “E qual é a função do CREF? Registrar os profissionais e fiscalizar o exercício da profissão. Neste ano vamos chegar a 40 mil fiscalizações.” Atualmente, há cinco fiscais para atender o Estado todo, ou seja, 84 cidades para cada agente. Ainda em 2023, o CREF9/PR pretende abrir concurso para contratar mais três fiscais.

Ao falar sobre a data de 1º de setembro de 1998, quando a profissão foi regulamentada, Brandão lembrou que foi um longo caminho percorrido nesses 25 anos. “O que eu posso garantir é que a profissão amadureceu, temos profissionais de excelência em todos o País, temos uma Educação Física de referência para o mundo. E nós, paranaenses, somos referência também nessa parte da organização.”

 

Inteligência artificial

 

O professor e delegado do CREF9/PR Aurélio Alfieri (CREF 009911-G/PR) ministrou a segunda palestra do primeiro dia de comemorações abordando um tema interessante e envolvente: a Inteligência Artificial. Especialista em treinamento esportivo e em psicologia corporal com certificação internacional, Alfieri se destaca como influenciador com seu portal na internet voltado para exercícios eficientes e inclusivos para auxiliar na promoção da saúde e prevenção de doenças na terceira idade.

Ele projetou como o mercado fitness e de saúde deverão evoluir nos próximos anos, mostrando como a Inteligência Artificial pode ajudar os profissionais a alcançarem melhores resultados, a fazer prescrições mais focadas e a organizar as estruturas de treino de maneira mais assertiva.

Ele explicou de forma clara e objetiva que no futuro próximo haverá dois tipos de Profissionais de Educação Física: o analógico, ou seja, o que existe até hoje, e o digital, que se destacará dos demais e ditará as normas e padrões de conduta das novas gerações. Ao fim da palestra ele mostrou aos profissionais que estavam presentes como utilizar o ChatGPT, talvez uma das plataformas de IA mais conhecidas e utilizadas atualmente.

O grande diferencial do GPT em relação a outros mecanismos de busca da internet é que ele se baseia num modelo de linguagem que consegue entender o significado de frases e estabelecer conversas complexas. A ferramenta tem como suporte milhares de exemplos da comunicação humana, produzindo resultados mais próximos da realidade.

O ChatGPT pode, por exemplo, escrever artigos, notícias e outros tipos de redação, criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em códigos. Ele ainda é capaz de formular estratégias de vendas, compor músicas e até produzir teses acadêmicas.