Notícia

Lançado projeto que capacita Profissionais de Educação Física com ações multidisciplinares na reabilitação pós-Covid-19


Foto: Américo Antonio/Sesa

Curso de Capacitação aos Profissionais de Educação Física

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos paranaenses, o Conselho Regional de Educação Física – 9º Regional (CREF9/PR), a Secretaria de Estado da Saúde, a Superintendência Geral do Esporte acabam de lançaram na quarta-feira (22 de setembro), o Curso de Capacitação aos profissionais de Educação Física.

O treinamento trará como conteúdos a promoção da saúde, prevenção e atenção às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e o atendimento à síndrome pós-Covid-19. O curso pretende capacitar profissionais de Educação Física que atuam na Atenção Primária à Saúde ou que trabalham diretamente com pessoas que sofrem de DCTN, além de estudantes e será disponibilizado pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP).

Para o CREF9/PR o projeto vai proporcionar a todos os profissionais e acadêmicos, a possibilidade de trabalhar na inserção mercadológica em clínicas e hospitais com todas as comorbidades. Também é uma oportunidade de os profissionais de Educação Física se capacitarem e trabalharem na reabilitação corporal das pessoas pós-Covid-19..

Para o Superintendente Geral do Esporte do Paraná, Hélio Renato Wirbinski, o lançamento do plano de recuperação física pós-Covid-19 vai ajudar toda a população do Estado. Segundo a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a integração entre o Estado e entidade de representação profissional, buscando o olhar para o pós-pandemia na Atenção Primária, é fundamental.

Metodologia:

A metodologia do curso será em Educação à Distância (EAD), com carga horária de 20 horas e terá início em outubro. As inscrições devem ser feitas no site www.escoladesaude.pr.gov.br e os conteúdos serão distribuídos entre videoaulas e textos complementares. Ao final, o participante deverá responder a uma avaliação e precisará visualizar todos os conteúdos para poder receber a aprovação e certificação do curso. Entre os temas a serem abordados estão a Atividade Físcia e Sistema Único de Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, os Ciclos de vida das Crianças, Adolescentes, Adultos, Idosos e Gestantes e a Síndrome pós-Covid.