Notícia

CREF9 PR E SETI PR DEBATEM SOBRE PARTICIPAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ÁREA DA SAÚDE


Foto: CREF9/PR

.

O Conselho Regional de Educação Física do Paraná através do Presidente Antônio Eduardo Branco e demais conselheiros visitaram na última sexta feira dia 16 abril, o Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná, Professor Dr. Aldo Nelson Bona.

Além de várias discussões sobre a relação do ensino superior Público Estadual do Paraná e o Conselho Profissional de Educação Física, foram apresentados os excelentes resultados que os profissionais de Educação Física vêm promovendo nos Hospitais Universitários pertencente as Universidades Estaduais do Paraná.

Com a presença de profissionais de Educação Física que também são docentes do Magistério Superior das Universidades, o exercício físico vem fazendo parte de um processo multidisciplinar de restauração da saúde de pessoas codiversas patologias, como diabetes, AVCs, doenças cardíacas e pulmonares, com destaque para o retorno pós-Covid.

O Superintendente Aldo Bona ressaltou a importância da Educação Física como parte das equipes de Saúde seja em Hospitais como em Clinicas das 7 Universidades Estaduais do Paraná, “Pois todas as Universidades Estaduais possuem cursos de Educação Física e com isso a cobertura regional com formação e futura intervenção profissional no Estado é bem extensa” informou.

Como exemplo foi citado o recente Ambulatório Multiprofissional de Reabilitação da UEPG cujo trabalho conta com a atuação da equipe da Residência Multiprofissional de Saúde do Hospital, profissionais da Educação Física, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pesquisadores, professores e alunos da graduação e pós-graduação.

A partir da apresentação dos resultados, foi solicitado pelo CREF9/PR a importância da inclusão dos Profissionais de Educação Física em Lei Estadual no rol das demais profissões da Saúde no Ensino Superior Estadual quanto a execução do chamado Plantão Docente.

Professor Aldo entende a pertinência do tema e apontou encaminhamentos para que a solicitação chegue em bom avanço no reconhecimento do Profissional de Educação Física na Rede Estadual de Ensino Superior, visando sempre a valorização profissional com responsabilidade firmada com a sociedade que é atendida.