Notícia

Audiência Pública | Câmara Municipal de Curitiba


Foto: CREF9/PR

Tema: Saúde e Esporte: A importância da avaliação de aptidão física para a matrícula em academias de ginástica e centros esportivos

Nesta sexta-feira (13/05), o Presidente do CREF9/PR Professor Gustavo Chaves Brandão, acompanhado dos Conselheiros Joel Oliveira, Silvia Sucupira e Welington Miqueleto, participou da Audiência Pública na Câmara Municipal de Curitiba, o tema abordado foi “Saúde e Esporte: A importância da avaliação de aptidão física para a matrícula em academias de ginástica e centros esportivos”.

O vereador Marcelo Fachinello é autor do projeto de lei que inclui o questionário PAR-Q para ser utilizado como um dos itens de avaliação do aluno para a prática do exercício físico. A proposta altera a redação da lei municipal 13.559/2010, que hoje exige, no ato da matrícula, a apresentação do atestado médico.

“Os Profissionais de Educação física são preparados para realizar as mais diversas avaliações físicas, a fim de, saber o estado de saúde física dos alunos, justamente para a prática do exercício físico.

As avaliações realizadas pelos profissionais de educação física são feitas através de: faixa etária, condição física, características fisiológicas, comportamento, também é possível realizar a triagem para monitoramento do estado de saúde do aluno, como por exemplo, a avaliação da pressão arterial durante repouso e durante exercício, avaliação da glicemia pré exercício e durante o exercício, monitoramento da frequência cardíaca, entre outros.

As academias são empresas voltadas para oferecer saúde para a população e estão em constante investimento e evolução de suas práticas para garantir que a avaliação física seja feita de forma eficiente e assim garantir o melhor serviço de saúde para a população” destacou o Presidente do CREF9/PR.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS FOTOS!