CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

CREF9/PR recebe representantes do Crossfit


08/05/2019

Encontro teve como objetivo aproximar Conselho das academias e esclarecer dúvidas acerca da legislação que regra as atividades esportivas



Representantes das academias de Crossfit de Curitiba participaram, na tarde desta terça-feira (dia 7), de um encontro no Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR). O objetivo da reunião foi esclarecer dúvidas acerca das competências e funções atribuídas ao Conselho, além das principais dificuldades de empresários e responsáveis técnicos no que se refere à legislação que regra a atividade. Foram convidadas as 33 unidades oficiais de crossfit em funcionamento na cidade.

Segundo o presidente do CREF9/PR, professor Antonio Eduardo Branco, o número de boxes em todo Paraná cresceu e a tendência é que surjam novos nos próximos anos. “Nossa preocupação é orientar os responsáveis para as questões legais e criar essa aproximação com o Conselho, para assegurar que os serviços prestados por eles à sociedade sejam supervisionados e prescritos por profissionais de Educação Física habilitados, consequentemente com segurança”, afirmou Branco.

De acordo com o agente de Orientação e Fiscalização do CREF9/PR, Carlos Alberto de Carvalho Filho, boa parte das irregularidades flagradas estão relacionadas a estágio irregular e à ausência de supervisão nos chamados Open Box, que são os horários reservados para treino livre. “Os responsáveis técnicos não devem permitir que alunos treinem sem a presença do profissional de Educação Física, ou que sejam acompanhados por estagiários, para não serem notificados e penalizados”, esclarece.

Os representantes do Crossfit sugeriram aspectos para valorizar as empresas que atuam respeitando os critérios da legislação, tais como a apresentação de uma listagem dos boxes credenciados dentro do site do Conselho; elaboração de cartilha explicando importância de manutenção da infraestrutura dos boxes; promoção de aulas coletivas em parques, entre outras sugestões, que serão apreciadas pelo Conselho. Há também a possibilidade de incluir o Crossfit nos programas de capacitação promovidos gratuitamente pelo CREF9/PR.