CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

CREF9/PR participa de encontro visando criação de Fórum de Conselhos e Ordens Profissionais


14/08/2018

Objetivo é a aproximação dos Conselhos para reivindicar em conjunto pautas e interesses comuns dos participantes



Uma reunião para definir o futuro dos Conselhos Profissionais do Paraná aconteceu na última quinta-feira (dia 9), na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/PR), em Curitiba. Em pauta a decisão de criar o Fórum de Conselhos e Ordens Profissionais do Estado, com objetivo de debater questões de interesse comum dos participantes, envolvendo temas de caráter técnico, jurídico, administrativo, entre outros.

De acordo com um levantamento feito pelo CAU/PR, o Estado possui 18 conselhos e uma ordem profissional. “Temos muitos assuntos em comum e, por isso, ocorreu essa conversa com representantes de diferentes conselhos profissionais do estado. É claro que cada conselho tem uma forma de organização diferente, com números maiores ou menores de conselheiros, maneiras diversas de eleições, ou seja, a intenção foi trocar experiências entre os gestores dessas autarquias federais”, afirmou o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes.

O presidente Antonio Eduardo Branco representou o Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9/PR) durante a reunião. Para ele, com a criação do Forum e aproximação dos Conselhos, será possível reivindicar pautas em conjunto.

“Assim, teremos voz e atenção da sociedade e do meio político”. Ele ainda ressaltou que a parceria estabelecida pode aprimorar a organização urbanística da cidade, melhorar a segurança dos cidadãos e evitar a evasão das profissões. “A reunião foi muito proveitosa e uma grande oportunidade de falar presencialmente com colegas de outras áreas. Saímos esperançosos e já estamos ansiosos para o próximo encontro”, completou.

A reunião teve a presença do presidente do Conselho Regional de Economia do Paraná, Celso Bernardo, do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Adriano Lopes, do vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Laudelino Jochem, do vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Rosalmir Moreira, do conselheiro federal do Conselho Regional de Administração do Paraná, Sérgio Pereira Lobo, do conselheiro federal pelo Paraná do CAU/BR, Jeferson Dantas Navolar, do conselheiro do Conselho Regional de Biologia, Paulo Luciano da Silva, da conselheira-secretária do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, Carolina de Souza Walger de Almeida, e da assessora institucional do Conselho Regional de Nutricionistas, Mariana Moreira da Silva.

Ainda participaram do encontro a assessora de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/PR, Gina Paladino – que explicou as estratégias do Conselho, e o Assessor de Comunicação, Antonio Carlos Domingues, que apresentou a história e os principais dados do CAU/PR.