Covid-19

Of. n° 0536/2021/GS/SESA


Foto: CREF9/PR

Em resposta ao ofício 015/2021 do CREF9PR

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o cordialmente, restituímos o protocolo digital n°17.245.317-1 em referência ao Ofício CREF9/PR 015/2021, do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região – Estado do Paraná, que solicita inclusão dos Profissionais de Educação Física, que são profissionais da saúde, no público-alvo da 1ª fase de vacinação contra COVID-19.

Em atenção ao assunto, esta Secretaria Estadual da Saúde esclarece que as estratégias da campanha de vacinação contra COVID-19 e o estabelecimento de grupos populacionais prioritários a serem vacinados são definidos pelo Ministério da Saúde, e as decisões tomadas são respaldadas em bases técnicas, cientificas, logísticas, evidência epidemiológica e segurança do produto, somadas à garantia da sustentabilidade da vacinação para toda população elencada nos grupos prioritários. O Estado do Paraná segue as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização de vacinação contra COVID-19.

Portanto, enquanto não houver ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação é a redução da morbimortalidade causada pela COVID-19, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e do funcionamento dos serviços essenciais.

Informamos que os profissionais de Educação Física estão contemplados para receber a vacina contra COVID-19, conforme descrito no Segundo Informe Técnico do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra COVID-19, no grupo prioritário de trabalhadores de saúde, seguindo a descrição: “Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hosptais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da daúde (ex.: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física)”.

Ressaltamos que os referidos profissionais estão contemplados também no grupo de Trabalhadores da Educação, seguindo orientação: “Todos os Pprofessores e funcionários das escolas úblicas e privadas do ensiono básico (creche, pré-escolas, ensiono fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior”.