CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Conselheiro fala sobre atividades físicas na 10ª Sipat 2017 do Crea-PR


24/10/2017

Semana chamou a atenção dos participantes para os males trazidos pelo sedentarismo



“Sedentarismo não! Mudança já!’. Esse foi o tema da 10ª Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), entre os dias 16 e 20 de outubro. A prevenção de acidentes e a segurança no trabalho geralmente são os focos das palestras de conscientização da Sipat, mas a saúde dos colaboradores tem sido cada vez mais o foco de atenção das empresas, para assegurar um ambiente de trabalho produtivo.

Pela importância do Profissional de Educação Física na orientação de atividades físicas, um Conselheiro do CREF9/PR foi convidado para palestrar na 10ª Sipat Crea-PR. O professor Joel Oliveira de Souza (CREF001862-G/PR) lembrou que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

A prática de exercícios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia é suficiente para que a pessoa deixe de ser sedentário. “Praticar alguma atividade física melhora a disposição, reduz a ansiedade, melhora o humor, contribui para emagrecimento, melhora a imunidade e traz uma série de benefícios para o organismo”, disse o professor Joel Oliveira de Souza.

O Conselheiro lembrou que é importante escolher alguma atividade que se adapte ao  estilo de vida, caso contrário são muitas as chances de se desestimular. Pequenas modificações no dia a dia – como subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro – podem ajudar a movimentar mais e servir como um estímulo para o início de uma atividade física diária.