Comunicado

NOTA DE REPÚDIO


Foto: CREF9/PR

CREF9/PR

O Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná – CREF9/PR criado pela Lei nº 9.696/98 que regulamentou a profissão, com sede em Curitiba e abrangência no Estado do Paraná, tem por finalidade regular e fiscalizar o exercício profissional de Educação Física, vem a Público externar repúdio ao programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV GLOBO, exibido na última Terça-Feira (24) que, de forma desrespeitosa e irresponsável, depreciando as imagens dos profissionais de educação física, Academias de Musculação e Ginástica em todo o País.

 

O programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes” divulgou matéria, com nítido objetivo de criar comoção social, lançando a atividade física como de risco para o contágio do COVID19.  Embora o programa tenha nítido caráter de entretenimento, a imagem jornalística de sua apresentadora, não retira o dever ético do bom jornalismo de conhecer com profundidade os fatos a serem divulgados e, sobretudo, o dever de ouvir todas as partes envolvidas. Equiparar as academias a bares e restaurantes desvendam uma “miopia”, talvez seletiva, ignorando pesquisas sérias sobre o tema e a existência de rigoroso protocolo de segurança editado por este CREF9/PR visando a proteção do Profissional de Educação Física e dos praticantes da atividade física orientada. A quem interessa incutir na sociedade o temor da prática da atividade física orientada? 

 

Ignorou a matéria que o Ministério da Saúde desde 1997, através da Portaria n. 218/1997, reconhece o Profissional de Educação Física como PROFISSIONAL DE SAÚDE. O Ministério da Saúde através da Portaria n. 639/2020 – Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, convocou e capacitou os Profissionais de Educação Física, juntamente com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas etc., para as ações de enfrentamento da pandemia do COVID-19. É cientificamente comprovado e sumariamente ignorado pela matéria que a atividade física orientada melhora a resposta imunológica do corpo, além de contribuir para o controle do IMC, fator de risco para o COVID-19. A atividade física orientada por Profissional de Educação Física registrado no CREF9/PR tem papel fundamental na promoção da saúde física e mental e na recuperação dos pacientes do COVID-19, doença do trato respiratório, cuja atividade física bem orientada tem papel fundamental no reestabelecimento do indivíduo.” (Fonte: CREF4/SP)

 

O CREF9/PR informa a sociedade que a prática de exercícios físicos tem como intuito de gerar benefícios físicos e metais para o seu praticante, benefícios esses como: psicológicos (desestress e poder de concentração), sociais (espírito de equipe, confiança), fisiológicos (provoca o aumento da circulação sanguínea em nível da estrutura muscular, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões e diminui o acúmulo do ácido lático, fortalecimento dos grupos musculares) reduz o sedentarismo, as tensões acumuladas no trabalho, previne lesões e doenças por traumas, abaixa o nível de cortisol no corpo do praticante.

 

O CREF9/PR lamenta que uma empresa de comunicação de massa, que opera mediante concessão do Poder Público, utilize essa autorização estatal para divulgar matérias com o objetivo de criar desinformação e pânico à população brasileira, num momento em que o Brasil enfrenta uma grave crise com a pandemia do Covid-19, justamente quando os profissionais que atuam na área Saúde têm mostrado o quanto são fundamentais, sendo um deles os profissionais de educação física, pois resta comprovado que a prática das atividades físicas é responsável pela prevenção de doenças.

 

Finalizando, reiteramos que o CREF9/PR repudia com veemência toda e qualquer ação que visa denegrir a imagem da profissão e de seu profissionais de educação física.

 

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná – CREF9/PR