CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Você sabe...


11/07/2016Artigos

qual a diferença entre sindicato, associação, instituição de ensino e conselho de ordem?


Várias instituições se relacionam com a Profissão da Educação Física. Órgãos sindicais, associações, institutos de ensino e Conselhos de Profissão estão sempre trabalhando junto aos Profissionais para fortalecer a Educação Física, seja em sua cidade, estado ou a nível nacional.

Embora estas instituições envolvam o mesmo público, o Profissional de Educação Física, suas funções são distintas e não podem substituir o papel uma da outra. As Instituições de Ensino superior são encarregadas de garantir a formação, extensão e pesquisa dentro da Educação Física, buscando avançar nos conhecimentos sobre a profissão e evoluir. Diferentemente das Associações, que são organizações feitas entre profissionais, podendo ser de ordem cultural, social, política, desportiva, cientifica ou de lazer.

Já os Sindicatos são os órgãos que defendem interesses trabalhistas do Profissional de Educação Física, são eles os responsáveis por discutir aumentos, data base, carga-horárias e outras questões relacionadas ao trabalho.

Os sindicatos são, talvez, as instituições que mais se confundam com o Conselho de Classe Profissional, como é o Caso do CREF9/PR. Conselhos Profissionais são Autarquias Federais, e tem como função Registrar, Fiscalizar e Orientar os Profissionais da sua classe, garantindo a regulamentação da Profissão.

No caso do CREF9/PR a função principal é garantir o cumprimento da Lei Federal nº 9696/98, garantindo que somente Profissionais Registrados possam atuar nas diversas áreas da Educação Física em todo o território Paranaense, sempre cumprindo o Código de Ética do Profissional de Educação Física.

Para entender melhor, veja a tabela: