CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Prerrogativas do Profissional de Educação Física, entenda e defenda sua área de atuação


20/10/2016Artigos

.


A Educação Física é protegida pela Lei Federal nº 9696/98, que além de regulamentar a atividade profissional da Educação Física, define quais são as prerrogativas da Profissão e os locais de intervenção. Conhecer as prerrogativas do exercício profissional da Educação Física é importante para que os Profissionais e a sociedade auxiliem a defender a Profissão.

Listamos aqui algumas prerrogativas do Profissional de Educação Física:

  • Treinamento Desportivo – Atua utilizando conhecimentos técnicos para desenvolver treinamentos em diversas atividades desportivas no mercado formal e informal, proporcionando aprimoramento técnico e tático.

  • Preparação Física – Atua aplicando métodos de treinamento que permitam aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento físico e o desempenho físico de indivíduos.

  • Avaliação Física – Atua em laboratórios ou no campo prática de intervenção com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, componentes funcionais e morfológicos, e a execução técnica de movimentos para orientar o condicionamento e rendimento físico e técnico de indivíduos.

  • Recreação – Atua desenvolvendo e aplicando atividades físicas de caráter lúdico e recreativo, promovendo ou restabelecendo as perspectivas de lazer ativo, bem-estar psicossocial e as relações socioculturais da população.

  • Orientação de Atividades Físicas – Atua aplicando técnicas motoras para par aperfeiçoar, orientar e ministrar exercícios físicos, buscando aprimoramento do funcionamento fisiológico e do condicionamento e desempenho corporal, promovendo: o bem-estar e estilo de vida ativo, a educação, a expressão e estética do movimento, prevenção de doenças e manutenção das boas condições de vida e saúde da sociedade.

Para entender mais sobre as prerrogativas e áreas de intervenção do Profissional de Educação Física acesse o guia Intervenção do Profissional de Educação Física do CONFEF. Caso você flagre alguma irregularidade denuncie ao CREF9/PR através da Ouvidoria.