CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Dicas para atividades físicas no Verão


21/12/2016Artigos

Início do verão


O Verão é a época em que mais pessoas buscam realizar atividades físicas. As temperaturas agradáveis nas manhãs e finais de tarde são um grande incentivo para que muitas pessoas procurem sair para se exercitar, o forte calor é atrativo para realizar atividades na água como natação e surf. Mas a prática desses exercícios também pode trazer alguns riscos caso não sejam tomados alguns cuidados.

Muitas pessoas passam a maior parte do inverno e primavera sem praticar atividades físicas e ao primeiro sinal de calor querem voltar a ativa. É muito importante buscar a orientação de um Profissional de Educação Física, somente ele é capacitado para realizar uma avaliação e prescrever os exercícios de forma gradual, sabendo os limites do seu corpo.

É muito importante entender que o metabolismo do seu corpo se altera com as altas temperaturas. Nessa época do ano lembre-se de se manter bem hidratado, principalmente durante a prática das séries de exercício. O corpo tentará compensar o calor com a transpiração, principalmente durante a atividade física. Para evitar a desidratação é importante consumir muita água, os sucos também são alternativas durante as refeições.

Ainda falando sobre a transpiração, escolha roupas leves e arejadas para suas séries de exercício. Estas vestimentas permitem a melhor circulação do ar, proporcionando o resfriamento natural do corpo e facilitando que o suor atue para baixar a temperatura corporal.

A alimentação também deve receber um cuidado especial. O fim de ano é uma época de exageros, portanto evite alimentações consideradas pesadas antes da prática de exercícios. Opte por frutas ou alimentos mais leves e aguarde algumas horas antes de iniciar as atividades.

Com estas precauções e orientação de um profissinal de educação física, a prática de atividades físicas pode ser muito mais segura e prazerosa. Lembre-se de aproveitar seu exercício físico para cultivar hábitos saudáveis, e que a boa orientação faz a diferença.