CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

Avaliação Física - Segurança e saúde para a prática de atividades físicas


21/11/2016Artigos

A realização da Avaliação Física além de garantir mais segurança permite a criação de programas de exercícios personalizados e de maior efetividade


A procura pela prática de exercícios físicos cresce. Seja pela conscientização da importância da atividade física para a saúde ou pela busca em obter melhor condicionamento físico e estético, cada vez mais pessoas procuram Profissionais de Educação Física para orientá-las em treinamentos. Com as academias cada vez mais lotadas e a busca por estabelecimentos e Profissionais melhores preparados, muitas vezes os clientes se preocupam mais com aparelhos e acessórios para realizar as atividades, e se esquecem de conferir o equipamento mais importante: o próprio corpo.

Realizar a Avaliação Física com um Profissional de Educação Física permite que sejam identificadas características fundamentais para a construção de um plano de exercícios personalizado mais eficiente, que previne lesões e é mais prazeroso.

Além disso, ao realizar a Avaliação o Profissional pode observar riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas, pulmonares ou do sistema locomotor que podem ser agravadas pela prática de exercícios físicos. Ao perceber isso o Profissional de Educação Física deve requisitar uma avaliação médica especializada, recebendo informações para a criação de um plano de exercício mais seguro para estas pessoas.

Exigir a Avaliação Física antes da criação do Programa de Treinos é cuidar do corpo como indivíduo, é ser ético como Profissional de Educação Física e responsável como Gestor, oferecendo um serviço seguro para seus clientes.