CREF9/PR - Telefone0800 643 2667 • (41) 3363-8388

ARTIGO: Frio não é psicológico, é fisiológico.


27/07/2016Artigos

Como continuar fazendo atividades físicas no inverno


Os primeiros ventos frios anunciam o rigoroso inverno no Paraná. A estação que se estende entre o fim de junho e setembro traz com ela as baixas temperaturas. O paranaense já sabe: nessa época os cobertores saem do armário, os casacos ganham as ruas e sair de casa se torna um pouco mais difícil. Mesmo não sendo convidativo, ainda é necessário manter as rotinas no inverno, e isso inclui os exercícios físicos.

Manter o ritmo no inverno é essencial para continuar saudável e a prática de exercícios físicos deve ser constante para garantir seus benefícios. Como nem todos têm a possibilidade de treinar em locais fechados e climatizados, tendo de recorrer as ruas para corridas ou outras atividades, é necessário reduzir riscos.

A mudança de temperatura muda a forma como o corpo se comporta. Segundo o professor de Fisiologia da Atividade Física, Atlantico Souza Ribeiro [CREF 002507-G/PR], as temperaturas baixas podem causar danos se feitas sem precaução. “Falando do que a gente enfrenta no nosso dia a dia, dessa queda de temperatura característica do inverno. Vai haver uma vasoconstrição, é possível acontecer lesões por temperatura baixa se não tomarmos os cuidados”, explica.

Para evitar problemas nos treinos em dias frio, Atlantico ressalta a importância da realização de aquecimentos antes do início das atividades.  “O aquecimento serve para fazer uma preparação orgânica. Vai preparar as estruturas do corpo para o exercício, diminuir os danos. Também realizar uma preparação vascular, colocando o corpo em condições para fazer as atividades. Isso é muito importante devido as vasoconstrições que ocorrem no frio”.

O Fisiologista reforça que tanto os aquecimentos quanto os exercícios devem ser orientados por um Profissional de Educação Física. Segundo ele, fatores como peso, idade, sexo e doenças interferem no volume e intensidade indicados para aquecimentos e exercícios. “Na Educação Física existe o Princípio da Individualidade Biológica. Cada corpo é diferente, então o aquecimento e os exercícios tem de ser trabalhados para cada indivíduo e o profissional indicado para isso é o de Educação Física”, completa.

Outro ponto indicado para a prática de atividades físicas no inverno é a utilização de roupas adequadas.  No frio é indispensável o uso de roupas quentes que permitam a troca de calor com o ambiente, para que não aconteça o aquecimento ou resfriamento exagerado do corpo.